O que é a estenose de JUP (junção uretero piélica)?
A estenose é o termo médico utilizado para descrever o estreitamento ou a constrição de algum ducto ou canal do corpo humano. A estenose de JUP, por sua vez, é uma condição médica onde na qual ocorre o estreitamento da junção entre a pelve renal e o ureter. Esse estreitamento dificulta o esvaziamento adequado do rim e prejudica o fluxo urinário até a bexiga, podendo resultar em hidronefrose (acumulo de urina no rim com dilatação do mesmo). Essa obstrução ainda pode predispor a infecções urinárias recorrentes, favorecer a formação de cálculos no rim obstruído e prejudicar de forma parcial ou completa a sua função.
Tipo e causas da estenose de JUP
Quais os sintomas da estenose de JUP?
Os sintomas da estenose de JUP podem variar de acordo com a idade do paciente e o grau de obstrução da JUP. Dentre os sinais e sintomas mais comuns, estão:
Como é realizado o diagnóstico da estenose de JUP?
Muitos casos de estenose de JUP são diagnosticados ainda na fase fetal, por meio da ultrassonografia pré-natal.
No caso de crianças e adultos, um especialista geralmente inicia a avaliação com uma história clínica detalhada, seguida por exames laboratoriais para identificar alteração na função renal, além de exames de imagem. Normalmente, a ultrassonografia é o primeiro exame que identifica a hidronefrose (acumulo de urina com dilatação do rim), ela não oferece detalhes precisos sobre o local da obstrução ou sua causa. Para uma definição mais precisa, a tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia renal são utilizadas para confirmar o diagnóstico e determinar o tratamento adequado.
Estenose de JUP: tratamento
Na maioria dos casos em que é identificada a dilatação renal (hidronefrose), piora da função do rim com o aumento dos níveis de creatinina ou complicações decorrentes do estreitamento da JUP, como infecções urinárias recorrentes, sangramento e formação de cálculos, é indicado o tratamento cirúrgico, através da Pieloplastia.
Pieloplastia: cirurgia para estenose de JUP
A Pieloplastia é o procedimento cirúrgico recomendado para o tratamento da estenose de JUP. Consiste na remoção da área estreitada (estenose) seguida pela reconstrução do ureter com a pelve renal, restaurando assim o fluxo urinário livre para a bexiga.
Em adultos o acesso minimamente invasivo é considerado o padrão ouro e deve ser priorizado. Esse tipo de cirurgia é realizado por videolaparoscopia ou cirurgia robótica, proporcionando pequenas incisões, menor dor pós operatória e alta hospitalar precoce. A taxa de sucesso da cirurgia, quando realizada por um profissional experiente é alta, podendo ultrapassa 95% dos casos. O tempo médio de duração da cirurgia é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Após a Pieloplastia, um cateter duplo J é deixado dentro do ureter por cerca de 4 semanas para garantir a adequada drenagem da urina do rim para a bexiga.
Risco da estenose de JUP não tratada
Os pacientes que não tratam a estenose de JUP podem desenvolver infecções urinárias recorrentes, cálculo renais, hidronefrose progressiva e, em último caso, perda completa da função renal. Isso pode levar a necessidade uma nefrectomia, um procedimento cirúrgico para a remoção do rim.
+55 21 96715-6493
Não enviamos span, canal de boletin é exclusivo para atualizações do nosso site.